sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Blog - Papo Bovespa

A idéia principal do BLOG é discutir e análisar de forma informal , o mercado de ações brasileiro.
Existem duas linhas principais de análise do mercado para tomada de decisão , uma fundamentalista , que analisa as empresas através dos seus balanços , perspectivas futuras de ganhos etc e a outra técnica que analisa o comportamento dos preços de um determinado ativo no tempo. A linha que eu sigo é a da Análise Técnica  e o meu objetivo com o Blog , é compartilhar alguma experiência que tenho adquirido nos últimos anos , através de cursos , leituras , muito estudo, pesquisa de várias técnicas de operação , setups ,  acertos e erros nas operações , no sentido de operar de forma disciplinada e correta, limitando riscos e assim poder ter resultados consistentes no longo prazo.

A Bolsa de Valores , continua sendo para a maioria das pessoas , um mistério . Apesar da crescente popularização dos últimos anos , a grande maioria das pessoas se mantém afastadas , por medo ou falta de informação . Acredito que o principal motivo seja a cultura de investimento em renda fixa , vinda desde os tempos de altas taxas de inflação , que criou para estes investimentos o sentimento de alta rentabilidade e baixo risco algo totalmente irreal quando comparado com a definição clássica da relação de risco x recompensa , que  é direta , ou seja , quanto menor o risco , menor também a rentabilidade. Com a estabilização da nossa moeda , e queda das taxas de juros , a percepção de que vivíamos algo artificial aumentou , uma vez que esta estabilização nos fez caminhar no sentido de um mercado mais maduro onde a relação risco x retorno funciona da forma acadêmica. Desta forma , como os rendimentos das aplicações tradicionais diminuíram significativamente os investidores tem procurado outras formas de remunerar o seu capital com taxas maiores aceitando portanto assumir riscos maiores. Este fato é uma das justificativas pelo aumento significativo de investidores pessoa física que tem procurado na Bolsa de Valores uma alternativa para seus investimentos. A valorização do indice bovespa IBOV de 1999 até hoje foi de incríveis 3.300% , o que chamou a atenção de muito mais gente para o mercado acionário , muitos com a falsa idéia de retornos gigantescos em pouco tempo , ou achando que poderia ficar rico sem muito esforço , quase uma loteria.
A realidade no entanto , mostra que este é um mercado altamente profissional , onde apenas os mais preparados conseguem ter lucro com consistência , e que a maioria acaba perdendo dinheiro sistematicamente. Vamos fazer para nós , com a ajuda da análise técnica séria e criteriosa, uma realidade diferente. Um grande abraço a todos.

3 comentários:

  1. Hoje em dia realmente as pessoas tem procurado conhecer e investir mais no mercado de açoes e é muito importante que estudem o assunto e mantenham-se atualizadas, e pelo que já pude notar uma boa dose de disciplina é essencial.

    ResponderExcluir
  2. Um grande general disse: "Conhecer os meios que asseguram a vitória, não significa obtê-la". Por isso, além das técnicas e análises, o impiedoso mundo dos negócios requer que apendamos a arte da vitória com aqueles que, como você Lincoln, trilham esse caminho com inteligência, dedicação e paixão. Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Luis , muito obrigado. Espero que este Blog possa ajudar de alguma forma. Grande abraço.

    ResponderExcluir