segunda-feira, 24 de maio de 2010

Introdução - Iniciando no Mercado de Ações

O que é o mercado de ações ? Como ele funciona ? Quanto é preciso para começar a investir? O que eu tenho que fazer para começar a investir? O que é uma ação? Qualquer um pode investir em ações? Esse negócio não é um jogo, como um cassino? O que é renda variável? É seguro ou posso perder tudo? Dá pra ficar rico rápido? Esses são apenas alguns exemplos das perguntas que normalmente enchem a nossa mente quando pensamos na Bolsa de Valores e nos investimentos no mercado acionário. O mito do dinheiro fácil e das grandes especulações , contrasta com o exemplo de pessoas que perderam muito, e com isso o conselho comum de nos afastarmos deste perigo iminente.







A estabilidade econômica que temos vivido após o Plano Real, tem criado um ambiente favorável para o desenvolvimento deste mercado. Sem as taxas de inflação altíssimas que tínhamos , a compreensão do valor do dinheiro  dos rendimentos e das taxas de retorno se tornaram mais fáceis e assim atraíram um maior número de investidores para opções mais complexas de investimento, como a bolsa de valores.
Esse interesse também foi motivado pela excepcional valorização do índice Bovespa (Indicador usado para representar o desempenho da bolsa de valores no Brasil, composto pelas 66 ações mais negociadas diariamente)  nos últimos anos. Para termos uma idéia entre o fundo em 2002 até o topo em maio de 2008 , o índice valorizou quase 800% !!! , além disso com a queda das taxas básicas de juros a rentabilidade das aplicações em renda fixa tem diminuido, atraindo mais investidores para a renda variável em busca de melhores retornos.
É necessário que tenhamos em mente que este mercado envolve riscos e portanto a nossa postura tem que ser bem diferente da que usualmente temos , ou seja , colocar o dinheiro no banco e esquecer. Isto requer preparo e conhecimento. Vamos a partir daqui discorrer sobre conceitos básicos, que vão ajudar na formação deste conhecimento. Abraço a todos. 

2 comentários: