terça-feira, 25 de maio de 2010

Antes de Começar

Antes de pensar na bolsa de valores é preciso tomar algumas atitudes básicas e que são necessárias para qualquer tipo de investimento que você pretenda fazer.
A primeira delas é mudar o estilo de vida de consumidor para poupador. Se queremos investir em alguma coisa , seja ela poupança , fundos de investimento , imóveis , bolsa de valores , ter uma empresa , ou qualquer outra forma que possamos imaginar, temos que ter o básico, ou seja , capital . Em português bem claro , é dinheiro mesmo. A grande maioria das pessoas tem dificuldade para poupar e isso requer mudança de hábitos. 



A nossa educação formal , ensina muito pouco sobre como administrar o nosso dinheiro , e não é difícil encontrarmos pessoas muito bem sucedidas nas suas profissões e com graves problemas na área financeira, portanto, não importa o quanto se ganhe mas sim como se gasta. Por isso, vamos falar de coisas que parecem óbvias, mas que são os pré requisitos básicos para qualquer um que queira investir. A primeira coisa a fazer é se organizar.


1- No final do mês é necessário que sobre uma parte do seu ganho para você poupar.
2- Se não esta sobrando , ou você precisa aumentar o ganho ou diminuir as despesas.
3- Se você tem alguma dívida , antes de mais nada pague-a. Principalmente se for de cartão de crédito.  
4- Se você paga um carnê, com a desculpa de que não consegue poupar , isso significa que o seu problema não é de renda mas de disciplina.
5- Tenha uma reserva pessoal equivalente a alguns meses dos seus custos fixos, para que você possa ter tranquilidade no seu dia a dia.


Depois que conseguir formar esta reserva , é que você poderá começar a pensar em investimentos e depois em bolsa de valores. Este processo vai ajuda-lo a desenvolver algumas das principais características necessárias a quem pretende investir na bolsa de valores, que são : disciplina , organização e domínio próprio. Abraço a todos.

3 comentários:

  1. Ola, interessante essa parte para iniciantes, vai ajudar bastante os leigos como eu.

    ResponderExcluir
  2. Ganhando salário mínimo, meu pai conseguiu poupar dinheiro suficiente para comprar um apartamento à 15 anos atrás. Ele dizia exatamente o que você nos aconselha: "Se você não consegue poupar, não significa que você ganha pouco, significa que você não tem disciplina". Obrigado pelas dicas. Luis

    ResponderExcluir
  3. Luis , a idéia é essa mesma. Conheço pessoas que multiplicaram os seus rendimentos e continuaram com os mesmos problemas financeiros. O segredo é muito simples "gastar menos do que ganha" é a única forma de começar a poupar.
    Grande abraço,
    Lincoln

    ResponderExcluir