segunda-feira, 10 de maio de 2010

OBV - Indicador On Balance Volume


O OBV (On Balance Volume) é um indicador momentum que relaciona mudanças no preço com as variações de volume. Ele foi criado por Joe Granville e a idéia é detectar a direção do fluxo do volume, ou seja, se está entrando ou saindo volume do ativo.
Trata-se de um indicador bastante utilizado. Sua fórmula de cálculo é simples. Se o fechamento do dia for superior ao do dia anterior todo o volume é considerado volume de alta. Se o fechamento for inferior ao do dia anterior, todo o volume é considerado volume de baixa. Assim:
Dia de alta:
  • OBV = OBV (ontem) + Volume (hoje)
Dia de baixa:
  • OBV = OBV (ontem) - Volume (hoje)
O OBV pode, naturalmente, ser aplicado também para gráficos Intraday. Neste caso, o cálculo não é feito em termos de dias, mas sim em relação à periodicidade de cada barra.
A interpretação do indicador pode ser feita segundo diferentes técnicas como divergência, quebra de tendência, padrões, cruzamentos de médias, etc. Veremos alguns desses mecanismos a seguir.

Divergência


Como muitos outros indicadores o OBV permite a análise por divergências. Quando o preço atinge patamares mais elevados (ou mais baixos) e o OBV não acompanha trata-se de um indicativo extra de que está faltando força ao movimento e existe probabilidade razoável de reversão. Em um situação como essa os Stops devem ser encurtados para preservar o lucro da operação ou a entrada no novo movimento deve ser planejada.
O gráfico acima do Bradesco (BBDC4) mostra que os preços realizaram uma perna de alta, enquanto que o OBV gerou um topo inferior. O sinal de divergência gerado transformou-se em seguida em um movimento baixista mais amplo.

Elementos da Análise Técnica


Uma das grandes forças do OBV é permitir que os elementos na análise técnica como canais, suportes e resistências sejam aplicados diretamente em seu gráfico. Utilize essas técnicas da mesma maneira como faria no gráfico de preços.
O gráfico abaixo mostra o OBV da Cemig (CMIG4). Note como os fundos do OBV formam uma linha de tendência de alta, a qual após seu rompimento foi testada novamente, servindo agora como resistência (princípio da inversão).
É claro que seriam necessárias diversas páginas para analisar a fundo todas as características deste indicador. Entretanto, observando-o constantemente você irá familiarizar-se e logo perceberá as divergências e as formações mais confiáveis.
Abraço a todos.


fonte: www.nelogica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário