sexta-feira, 7 de maio de 2010

Análise Técnica - Introdução

Do livro Análise Técnica : Teorias Ferramentas e Estratégias de Márcio Noronha , temos a seguinte definição:
"Análise Técnica é a ciência que busca, através do estudo de registros gráficos multiformes, associados a formulações matemático-estatísticas, incidentes sobre preços, volumes e contratos em aberto do passado e do corrente dos diferentes ativos financeiros , proporcionar, através da análise  de padrões que se repetem, condições para que possamos projetar o futuro caminho dos preços, dentro de uma lógica de maiores probabilidades"
A principio como qualquer definição parece uma coisa muito complexa , mas nós vamos aos poucos digerindo estes conceitos. Uma coisa muito importante de deixarmos claro é que a análise técnica não leva em consideração fatores externos como projeção de lucros das empresas , relação preço x lucro , taxa de retorno , NOTÍCIAS EM GERAL , ou qualquer outra informação que não seja do pregão. Eu coloquei notícias em destaque porque como analistas técnicos temos que nos disciplinar a manter a atenção apenas nos gráficos para podermos fazer uma análise mais isenta , ou seja , temos que nos policiar para evitarmos de ser influenciados. Quem tenta misturar as duas coisas acaba só se dando mal. A premissa principal da AT é que todos os sentimentos dos participantes do mercado , todas as noticias, informações privilegiadas etc , estão refletidas nos preços , portanto devemos estar atentos a eles. 
A ferramenta de trabalho de um analista técnico é o gráfico preço x tempo. Nas próximas postagens vamos falar mais sobre os principios da AT e dos gráficos.
Reconheço que é uma leitura pesada , e talvez um pouco difícil de entender num primeiro momento , mas é de extrema importância , pois são pré-requisitos básicos para poder entender a linguagem e as análises que faremos dos ativos ( ações ) da BOVESPA.
Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário