quarta-feira, 4 de maio de 2011

Analogia entre a Operação e o Pôquer - Gary Bielfeldt

" Aprendi a jogar pôquer muito jovem. Meu pai me ensinou o conceito de jogar apenas as rodadas de probabilidade favorável. Você simplesmente não joga toda mão e fica com qualquer carta, porque, se o fizer, terá uma probabilidade muito mais alta de perder. Você deve jogar as rodadas boas, e sair fora das mãos ruins, sem ter pagado pra ver. Quando a maioria das cartas está na mesa e você tem uma mão muito forte - em outras palavras, quando você sente que as probabilidades estão jogando a seu favor - aumenta a aposta e joga aquela mão até o fim.
Se você aplicar os mesmos princípios da estratégia do pôquer 'as operações, isto aumentará, significativamente, suas chances de vencer. Venho sempre tentando manter o conceito de paciência em mente, esperando pela operação certa, tal como você espera a mão de melhor probabilidade no pôquer. Se uma operação não evoluir de acordo como o esperado, você sai e tem uma pequena perda; é o equivalente a não pagar para ver e sair numa mão ruim no pôquer. Por outro lado, quando todas as probabilidades parecem estar a seu favor, você deve ser agressivo e tentar alavancar a operação, assim como aumentar as apostas numa boa mão no pôquer."

No meu entender , um ótimo resumo das práticas operacionais que discutimos sempre , ou seja , disciplina , paciência, planejamento, seleção das melhores oportunidades, uso de stops e controle de risco (money management) . 

Extraído do livro    Market Wizards Entrevistas com Top Traders - Jack D. Schwager

Nenhum comentário:

Postar um comentário