sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pessimismo e Otimismo


Pessimismo e Otimismo – 01/07/2010


O trader é submetido diariamente a uma grande pressão emocional conforme o mercado se movimenta contra ou a favor das suas posições. Nesses condições, surgem ferramentas mentais para diminuir a pressão gerada, que são a exposição seletiva e a percepção seletiva.
Basicamente ocorre que o sujeito começa a enxergar aquilo que ele quer ver, não necessariamente aquilo que está acontecendo. Se o trader está comprado, começa a ficar mais otimista com o mercado, dando um viés positivo para qualquer informação que chegue até ele, ou mesmo distorcendo a informação negativa para que ela não fique tão negativa assim.
Da mesma forma, um sujeito vendido ou líquido tende a desenvolver uma visão mais pessimista do mercado, aumentando a gravidade das informações presentes, sejam elas notícias ou sinais gráficos.
Essa é uma reação instintiva e inconsciente, ou seja, quando passamos por esse processo não percebemos.
Obviamente que essa característica humana tem conseqüências devastadores para o trader, pois ele tem a sua capacidade de compreensão e tomada de decisão afetada, visto que ele passa a operar pela ilusão que ele mesmo criou sobre a situação do mercado e não pelos sinais de compra e venda do seu plano de trade.
Sabendo desse processo, é preciso ficar atento para seguir o plano com disciplina. Quanto mais subjetivo forem os setups utilizados, maior a chance do processo de exposição seletiva ocorrer e dificultar a tomada de decisão isenta.
O bom trader não é nem pessimista, nem otimista. Ele é realista.
Leandro

extraido do site www.leandrostormer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário