terça-feira, 1 de junho de 2010

O que é uma ação?

O primeiro conceito que vamos ver é o elementar quando pensamos no mercado de ações , ou seja , o que é uma ação.


A definição encontrada no site da Bovespa é :
"Valor mobiliário, emitido pelas companhias, representativo de parcela do capital. Representa a menor parcela em que se divide o capital da companhia. Título negociável em mercados organizados"


Podemos traduzir da seguinte forma:
Ação é a menor fração do capital social de uma empresa de capital aberto (S/A) , e ao comprar uma ação você se torna sócio desta empresa. As ações são negociadas em Bolsa de Valores ou no mercado de balcão.



Óbviamente você se torna um sócio minoritário e os seus direitos são limitados. 


Tipos de Ações 


As ações podem ser :
Ordinárias Nominativas (ON) - São as que dão direito à participação nos resultados econômicos da empresa (dividendos)  e a voto nas assembléias deliberativas da companhia.
Preferenciais Nominativas (PN) - São as que oferecem preferência na distribuição de dividendos ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia , não concedendo o direito de voto.


Códigos


Todas as ações tem um código. No Brasil este código é normalmente composto por quatro letras e um número. Exemplo:


VALE5 - Ação Preferencial da Vale 
PETR3 - Ação Ordinária da Petrobrás


É muito comum as ações ordinárias usarem 3 e as preferenciais o 4 , mas não é obrigatório. Como vimos acima nos exemplos a ação da preferencial da Vale usa o 5. As ações do novo mercado, que foi instituído pela Bovespa em 2001, só possuem ações ordinárias nominativas (ON) que normalmente usam o número 3.


Veremos no próximo tópico os eventos societários , ou seja , dividendos , juros sobre capital próprio, bonificação , subscrição , desdobramento (split) e grupamento.


Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário